Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3349

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMENINAS VELOZES: EQUIDADE DE GÊNERO EM STEM NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR;

Ingrid de Castro Alves, carla emanuelle silva de carvalho, Kassia Glenda Sousa Silva, Dianne Magalhães Viana, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues, Tânia Mara Campos de Almeida, SIMONE APARECIDA LISNIOWSKI, Valerie Ganem;

COBENGE20

[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[172] 13.1 Relato de experiências 

A divisão sexual do trabalho, compartilhada socialmente por meios dos papéis de gênero, impacta diretamente a ocupação de homens e mulheres em diversos espaços. Enquanto à mulher são naturalizadas as atividades relacionadas ao cuidado e ao lar, aos homens destinam-se as atividades mais reconhecidas socialmente e realizadas no âmbito público. Buscando intervir nessa realidade, o projeto Meninas Velozes surge em 2013 em uma escola da periferia do Distrito Federal (Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria) em parceria com a Universidade de Brasília com a proposta de incentivar a entrada das alunas no ensino superior e em carreiras naturalizadas ao público masculino, as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Para tanto, o projeto realiza diversas oficinas pedagógicas com foco em ciências exatas, usando como mecanismo de atuação metodologias ativas que permite às alunas acesso a conteúdos associados ao universo da ciência. Em cada oficina as alunas do Ensino Médio vivem na prática o uso dos conteúdos das matérias de ciências exatas estudados em sala de aula de uma forma ativa e lúdica. Além disso, tem como objetivo promover a saúde mental das estudantes oriundas desse espaço, por meio da realização de debates e rodas de conversas cujo foco são as questões de gênero e educação. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância do projeto Meninas Velozes para as estudantes do Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria.

Integração Universidade-Escola. Metodologias Ativas. STEM
Voltar