3348
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA AO ENSINO DE ENGENHARIA: MOTIVAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS;
FRANCISCO SANTOS SABBADINI, WESLEY MESSIAS MENDON?A FARIA, REINALDO DE OLIVEIRA SILVA;
A nova relação entre tecnologia, produção e emprego trouxe um desafio às instituições de ensino, com relação a formação de profissionais no mundo todo. O caminho apontado é do ensino voltado para as competências como uma resposta a esse desafio, uma vez que o modelo atual baseado no método tradicional não se mostra efetivo. Esse fato pode estar relacionado a essa metodologia de ensino, que a torna ineficiente e desmotivadora para os estudantes. As metodologias ativas de ensino e, entre elas, a Aprendizagem Baseada em Projetos, estão alinhadas com essa nova realidade nos cursos de Engenharia. O presente artigo busca compreender por meio de um questionário de avaliação com escala simétrica a percepção pessoal de estudantes de engenharia após a aplicação dessa metodologia em uma disciplina do ciclo profissionalizante, durante um semestre letivo, com a participação de uma empresa do segmento automotivo. Os resultados indicaram a efetividade da Aprendizagem Baseada em Projetos, com relação a mobilização das competências e da motivação dos alunos.
Aprendizagem Baseada em Projetos. Metodologias ativas. Ensino de Engenharia.