3346
IMPACTO POSITIVO DO PCNA-UFPA NO PERFIL ACADÊMICO DOS SEUS MONITORES-VOLUNTÁRIOS;
LEONARDO RIBEIRO LIMA DAMASCENO, MELLINA MODESTO LISBOA, LUKAS RIBEIRO MOURA DE SOUSA, THATIANNE MARIA FROTA VALENTE, ALEXANDRE GUIMAR?ES RODRIGUES;
É evidente a importância da monitoria para o desenvolvimento acadêmico de um
estudante de ensino superior, seja do discente assistido ou do facilitador. Essa afirmativa pode
ser conferida em iniciativas como o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem
(PCNA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) - uma proposta voltada à redução dos
índices de reprovação e de evasão nos cursos de engenharia. O Programa conta com a
contribuição de monitores bolsistas e monitores voluntários para realização de suas
atividades, atuando este segundo grupo no auxílio dos bolsistas. Os benefícios provindos dessa
atuação são inúmeros, tais como a aquisição de experiências acadêmicas, que estão
relacionadas às melhorias de atividades em grupo e na tomada de decisões importantes, por
exemplo. Em vista disso, o presente artigo tem como finalidade analisar, por meio de um
questionário, a influência do PCNA no perfil acadêmico e na escolha do magistério, como
profissão, dos seus voluntários.
Atividade Voluntária. Monitor. Monitoria. PCNA. Perfil Acadêmico.