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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMVIDEOAULA: PRODUTO INFORMACIONAL PARA PROMOÇÃO DA AUTOAPRENDIZAGEM;

Pedro Eduardo Galvão Cardoso, Maria do Carmo Duarte Freitas, RENAN DINIS PERGHER, Aline Fornari;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O grande aumento de usuários na internet tem trazido vários recursos para as mídias digitais, como o compartilhamento de conhecimento por meio de cursos remotos e a oferta de cursos de graduações pelo ambiente virtual, pelo formato de vídeo. Com o cenário de isolamento social devido a pandemia (COVID-19), a adesão aos meios digitais para a educação foi unânime em todos os níveis educacionais, elevando a autoaprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a existência de diretrizes para a produção de vídeos como informação de modo a propiciar autoaprendizagem, considerando a demanda e êxito no ensino a distância da mesma maneira que presencialmente. Para o desenvolvimento deste estudo, parte-se da pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados e busca por modelos existentes de elaboração de videoaulas. Em seguida, o passo a passo para quem disponibilizará o conhecimento (professor, técnico, conteudista) sem habilidade com a produção de vídeo, mas dispõe do conhecimento pedagógico e técnico do tema a ser partilhado. Apresenta-se a aplicação do vídeo como um produto de informação estratégico para a auto aprendizagem no projeto #Soufpr, o qual propõe cursos no formato de MOOCs, de maneira prática a elaboração de videoaulas. A expectativa é que os professores realizem as videoaulas com caráter interativo, dinâmico e de fácil compreensão. A transmissão do conhecimento de forma online por vídeos, permitindo a expansão da área, colaborando muito com a comunidade e imprescindível no momento de distanciamento social, porém, para que ocorra, há preocupação com todas as fases de elaboração do conteúdo a ser transmitido.

Videoaula. Autoaprendizagem. Produto informacional. Ensino a distância. Professor.
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