3343
A UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS PARA O ENSINO EM ENGENHARIA: UM RELATO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;
LUCIANA TORRES CORREIA DE MELLO;
O processo de ensino-aprendizado passa por mudanças constantes, para acompanhar as diferenças e incrementos de metodologias e ensino mais atualizadas. As metodologias atuais tiram o aluno da posição de passivo, e os colocam na posição de ativo. Nesse contexto, este artigo possui o objetivo de relatar a experiência de uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada na simulação de produção de envelopes, envolvendo alunos do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública. A dinâmica foi utilizada para difundir conceitos específicos de uma disciplina que abordava o conteúdo do Sistema Toyota de Produção e, por isso, a simulação de produção de envelopes de forma empurrada e puxada (com cartões kanban) foi utilizada. Não apenas pela maior interação entre discente e docente, mas também pela clareza com que o conteúdo foi assimilado pelos envolvidos, a prática foi concluída com sucesso. Isso pode ser visto pelos relatórios finais e notas dos estudantes, entregues com êxito.
Ensino. Aprendizado. Engenharia de Produção. Dinâmicas.