Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3340

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE MODELAGEM PARA ENSINO DE ASSUNTOS EMERGENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL;

Ana Paula Gessi Pacheco, Maria do Carmo Duarte Freitas, Henrique Oliveira da Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de criação de um curso, cujo ensino é em formato on-line e aberto, de forma a disseminar o conhecimento gerado em pesquisas científicas para a capacitação dos profissionais da área da engenharia civil. O formato proposto é conhecido como Massive Open Online Couse, ou MOOC, que possui características do conhecimento conectivo e da Educação Aberta, sendo assim, o único requisito para o acesso ao conhecimento é o acesso à rede de internet. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, uma vez que existe um problema coletivo e a pesquisadora conta com a colaboração de pessoas envolvidas nesse problema para tomar decisões a respeito. Sendo assim, foi elaborado um modelo para a criação de MOOCs e, com o intuito de validar esse modelo, foi criado um curso intitulado "Gestão Lean na Construção Civil". O curso foi validado com professores e alunos da área e concluiu-se que o modelo é eficaz para atingir o objetivo proposto, pois os feedbacks recebidos pelos alunos foram positivos. Diante disso, a aplicação desse modelo se torna relevante, uma vez que o processo de disseminação dos resultados de pesquisas cientificas à indústria é mais rápido.

MOOC. Gestão Lean. Construção Civil.
Voltar