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EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS;
ERIC LEONEL DE OLIVEIRA CARVALHO, ELAINE PINTO VARELA ALBERTE;
COBENGE17
[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia
[34] 02.5. Outros
Em 2012, o Ministério da Educação brasileiro apresentou que 74,8% das Instituições de Ensino Superior (IES) não possuem política de acompanhamento de egressos. Por isso, em 2014, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) atualizou a Avaliação Institucional Externa, aumentou o peso dos indicadores de acompanhamento de egresso no Conceito Institucional (CI) e criou um indicador de verificação da empregabilidade do egresso. Apesar disso, não há ainda ferramenta nacional de avaliação das IES pela empregabilidade dos egressos. Assim, baseado nos avanços brasileiros e as extensas experiências internacionais, este trabalho propõe a criação de uma ferramenta de avaliação das IES brasileiras pela empregabilidade dos egressos. Para tal, inicialmente foi realizada uma análise da bibliografia nacional e internacional a fim de colaborar para o desenvolvimento da ferramenta de avaliação proposta nesse trabalho. Com a ferramenta desenvolvida, aplicou-se a mesma nos egressos de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (UFBA) dos períodos letivos de 2016.1 e 2016.2, obtendo-se taxa de resposta de 53%. Após isto, iniciou-se o processo de validação da ferramenta através de discussão em grupo focal com sete especialistas da Escola Politécnica da UFBA. Como resultado final desse estudo, foi criada e aprimorada a ferramenta de avaliação das IES brasileiras pela empregabilidade do egresso.
Ferramenta. Empregabilidade. Egressos. SINAES.