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BIM CURRICULO: LEVANTAMENTO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS;

RENAN DINIS PERGHER, Maria do Carmo Duarte Freitas;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[130] 02.3. Inovações nos cursos decorrentes das novas DCNs

A presença do Building Information Modeling (BIM) enquanto componente curricular nos cursos de Arquitetura e Engenharia Cívil é um tópico em constante desenvolvimento no Brasil. Se por um lado a pesquisa científica tem se expandido e amadurecido, aproximando a academia do tema, por outro o ensino BIM permanece distante da maior parte das graduações. Esta pesquisa realizou um levantamento nas matrizes curriculares (MC) e nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil para verificar a presença ou ausência da Modelagem da Informação da Construção como componente da formação profissional. Foram analisados estatisticamente 171 cursos em 116 instituições, apresentando os resultados em gráficos e mapas. Foi possível concluir a predominante ausência do tema, bem como uma concentração na região sudeste de currículos BIM. Diante disso, se reforçam as necessidades de disseminação do conceito na academia, como meio de consolidação de uma estratégia nacional.

BIM Curriculo. Ensino BIM. Graduação AEC
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