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A EXPERIÊNCIA DE PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA EESC/USP;

LUCIANA MONTANARI, DANIEL CAPALDO AMARAL, VILMA A OLIVEIRA;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[128] 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos

Em 2000 a Universidade de São Paulo (USP) começou a valorizar Atividades Acadêmicas Complementares (AACs). Desde então foram instituídas resoluções, tanto no âmbito da USP quanto em âmbito Nacional. Sendo que em 2019 culminou a resolução da USP recomendando a implantação das AACs, bem como as novas diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia, do governo Federal. Com essa demanda e percebendo como as AACs podem auxiliar na flexibilização dos currículos, contribuir com a inserção de vivência prática aos estudantes de graduação, desenvolver competências e conferir certa autonomia à sua formação, a Comissão de Graduação (CG) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) criou mecanismos para a implantação das AACs no currículo dos seus cursos de Engenharia. Para tanto, as AACs foram categorizadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão e foram atribuídos créditos que serão incorporados ao histórico escolar do estudante, tão logo faça a solicitação de inclusão no sistema destinado à Graduação pela USP. Cada curso identifica quais atividades têm aderência com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o número de créditos permitido. As AACs na EESC aprovadas perfazem entre 120 e 360 horas sendo estabelecido então o procedimento para a inclusão das AACs no currículo dos cursos prevendo a sua implantação a partir de 2021.

Implantação das novas DCNs. Registro de atividades acadêmicas complementares. Atribuição de carga horária. Flexibilização curricular.
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