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ENGENHARIA DE TRANSPORTES: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE ESTRUTURA CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO NORDESTE BRASILEIRO;

EMANUELLE RIBEIRO MARTINS, ARY FERREIRA DA SILVA, MARIA CAROLINA DA SILVA OLIVEIRA;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[5] 02.1.  Projeto Pedagógico de Curso

A Engenharia de Transportes é um ramo da engenharia que possui uma influência significativa dentro da sociedade, uma vez que envolve a mesma como um todo. Porém, o que pode ser observado é a pouca ênfase que a área de Transporte tem recebido dentro da matriz curricular dos cursos de Engenharia Civil. Isto é preocupante, uma vez que o ensino de graduação não é algo que possa ser negligenciado, de onde são construídos as habilidades e os conhecimentos requeridos e utilizados no dia-a-dia do profissional inserido no mercado de trabalho. Dada essa importância, este trabalho propôs a realização de uma pesquisa online nos sites de 189 cursos de Engenharia Civil, elencados a partir de planilhas obtidas da plataforma e-mec, em diferentes Instituições de Ensino Superior do Nordeste Brasileiro, a fim de se obter as matrizes curriculares dos mesmos e separar as disciplinas nos seis eixos temáticos, a saber, Básicas; Construção Civil; Estruturas; Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Saneamento; Geotecnia; Transportes. Dessa forma, levantou-se a quantidade de disciplinas dedicadas a cada eixo temático, assim como a carga horária das mesmas, para a realização de diagnóstico sobre a ênfase que a área de Transportes está recebendo dentro dos cursos, bem como comparação entre os valores obtidos entre os eixos temáticos. Os resultados indicam que a Engenharia de Transportes está recebendo pouca ênfase dentro das matrizes curriculares dos cursos de Engenharia Civil na região Nordeste.

Curso de graduação, Estrutura curricular, Engenharia de Transportes, Engenharia Civil.
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