Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3327

ATIVIDADES RECREATIVAS COMO PARTE DA METODOLOGIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR APLICADAS ÀS DISCIPLINAS MECÂNICA DOS FLUIDOS E HIDRÁULICA;

Anderson Ravik dos Santos, Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Atividades recreativas fazem parte de uma prática de ensino prazerosa e são um importante instrumento de socialização e aprendizagem na sala de aula, porém pouco usuais no âmbito universitário. O constante uso do modelo tradicional de educação impede que a ação do professor dentro da sala de aula se torne mais atrativa e motivante neste meio. O presente trabalho apresenta três atividades recreativas desenvolvidas para serem aplicadas nas aulas das disciplinas Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, do curso de Engenharia Civil da Universidades Federal de São João del-Rei. Por meio de um questionário, os alunos participantes puderam avaliar critérios quanto à aceitação, aplicação, eficiência e objetivos envolvendo este tipo de atividade como método de ensino. Os resultados mostram que é possível associar o processo de ensino-aprendizagem nas universidades às atividades recreativas, propiciando conhecimento de forma lúdica e uma aprendizagem expressiva para os alunos.

Atividades recreativas. Didática. Ensino.
Voltar