Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3325

BENEFÍCIOS DE UM LABORATÓRIO DE INDÚSTRIA 4.0 NO ENSINO SUPERIOR;

kelvin ricardo dos santos vaz, Antonio Carlos Gomes Junior, Alessandro Bogila, Denis Borg, Marcelo Mendes de Aguiar;

COBENGE20

[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã

[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos

O conceito de indústria 4.0 engloba vários outros conceitos, todavia para estes serem desenvolvidos em um novo ecossistema, precisam conter uma estrutura adequada. O conteúdo dessa pesquisa visa demonstrar as vertentes estruturais contidas em uma instituição de ensino brasileira, levando em consideração como essa infraestrutura auxilia na evolução de uma organização como referência de mercado. O Centro Universitário Facens contempla um laboratório de indústria 4.0, que será utilizado como base para o desenvolvimento desse estudo de caso, atentando para como as universidades transmitem conhecimento para criar líderes 4.0. Foram analisados os cursos de graduação e pós-graduação da instituição, no que se diz ao ensino de tecnologias 4.0, 270 alunos usufruíram da infraestrutura nos anos de 2018 e 2019. Os cursos de graduação que desfrutaram foram de engenharia mecânica, produção e mecatrônica, já no que se refere a pós-graduação, os cursos de manufatura avançada 4.0 e controle e automação tiveram presença no laboratório. Houve um crescimento de aproximadamente 55% dos alunos impactados levando em conta os anos de 2018 e 2019. A metodologia ativa de aprendizagem é um dos fatores que mais contribuíram para a melhoria do método de ensino dentro do laboratório e da faculdade, este que foi projetado totalmente voltado ao ensino, desde as configurações das mesas até o planejamento das aulas. O espaço também contribuiu para a elaboração de projetos acadêmicos, foram no total de 31 projetos propostos, onde 16 foram concluídos e 15 estão em desenvolvimento.

Industria 4.0, Ensino, Mercado
Voltar