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A OBJETIVIDADE DO ENSINO TÉCNICO/TECNOLÓGICO NA ÁREA INDUSTRIAL: por onde deve começar uma disciplina;

Sergio Adalberto Pavani;
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COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O ensino técnico e tecnológico na área industrial é normalmente atrelado a um currículo estruturado com um crescendo de conteúdos. Aplicações, histórico, introdução, bases, conteúdos acessórios e o uso ou a aplicação da tecnologia. Esta estrutura de currículo parece ser imutável e aparentemente impossível de ser alterada, pois o conhecimento assemelha-se a uma escada, onde os degraus devem ser escalados um a um, sem possibilidade de saltar qualquer um destes degraus que deve ser percorridos detalhadamente, com o objetivo de chegar ao topo da escada, ou seja, a tecnologia objetivada, se for possível, se a carga horária for adequada e se a turma responder positivamente. Porém a pratica docente mostra que é possível inverter a estrutura do currículo, iniciando pelo topo da escada, pelo objetivo, e paulatinamente alimentando este objetivo com as bases necessárias para o domínio ou o máximo conhecimento possível da tecnologia em estudo. Este trabalho irá dissertar sobre a automação pneumática e uma proposta de trabalho invertida, partindo do topo da escada, ou seja , o atuador e evoluindo paulatinamente até chegar no histórico.

Currículo. Ensino técnico. Pneumática. Inversão do currículo. Automação. Ensino da tecnologia.
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