Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3318

ESTUDO DE CASO: MINIMIZANDO LACUNAS DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DOS DISCENTES INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIFESSPA;

Maristelly Lopes Souza, Ruthinéia Jéssica Alves do Nascimento, Vinicius Vescovi;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[152] 08.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social 

O curso de graduação em engenharia química da Unifesspa possui seis anos de criação, com apenas uma turma de discentes egressos e já é possível observar o fenômeno de evasão escolar. A evasão dos cursos de engenharia está associada a diversos motivos, mas um que se destaca é a dificuldade em acompanhar os conteúdos programáticos apresentados em sala de aula. Essas dificuldades se associam a lacunas de conhecimento oriundas do ensino médio e que podem ser minimizadas a partir de minicursos de nivelamento. As lacunas de conhecimento são as mais diversas e não se restringem apenas aos campos da física e da matemática. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo averiguar quais as principais lacunas de conhecimento apresentadas pelos discentes do curso de engenharia química, quando na condição de alunos ingressantes, com o intuito de estruturar, gerenciar e executar a implantação de um minicurso de nivelamento para os discentes ingressantes do curso de graduação em engenharia química da Unifesspa. Por fim, concluiu-se que, os resultados obtidos ao final do evento, através de um questionário de feedback respondido pelos alunos, foram satisfatórios para a atualização de conhecimentos básicos dos alunos ingressantes.

Curso. Nivelamento. Conhecimentos Básicos. Engenharia.
Voltar