Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3317

Empregando situações-problema como parte dos processos de ensino-aprendizagem de uma disciplina da área de manufatura: Resultados de avaliação;

Armando Ítalo Sette Antonialli, Flávio Yukio Watanabe, Carlos Eiji Hirata Ventura;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

A aprendizagem baseada em problemas refere-se a uma metodologia ativa caracterizada pelo emprego de situações-problema como disparadores à apropriação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades desejáveis à formação dos educandos. As situações consistem em narrativas, contextualizadas à futura prática profissional dos estudantes, que instigam a sua curiosidade e criatividade. Na esfera das metodologias ativas, este trabalho encerra uma pesquisa quantitativa sobre os resultados de diferentes instrumentos de avaliação empregados em uma disciplina, cujo escopo envolve processos de fabricação por usinagem, na área de manufatura de um curso de engenharia mecânica. Os resultados mostram que, em se tratando de uma avaliação individual dissertativa, a turma em que foram empregadas situações-problema como parte dos processos de ensino-aprendizagem apresentou desempenho estatisticamente melhor do que a turma em que essa ferramenta não foi utilizada, embora o mesmo não se verifique para os relatórios configurados como instrumento de avaliação por equipe.

Engenharia mecânica. Processos de fabricação. Usinagem. Metodologias ativas.
Voltar