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Artigo


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APRENDIZAGEM ATIVA DO CÁLCULO NA ENGENHARIA AUXILIADA POR SOFTWARE;

Joao Carlos Cordeiro Barbirato, MAYLLA GUEDES CABRAL, MARIA GABRIELLA LANVERLY DE MELO MUNIZ, EDUARDA ABREU VANDERLEI DE SOUZA SILVA;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Os jovens do mundo atual são cem por cento conectados a algum tipo de rede social, com acessos infindos de dados e informações de maneira instantânea e em qualquer lugar. A chegada no ensino superior traz expectativas de formas atualizadas de aprendizagem, na velocidade em que a geração costuma se movimentar. O choque nos primeiros períodos das engenharias nos quais as disciplinas de matemática, tão caras para a base dos cursos, são ministradas e, em grande parte, na maneira clássica de sala de aula. Isso tem levado a altos índices de reprovação e evasão. Existem, há tempos, metodologias mais interessantes para serem utilizadas inclusive nos ciclos básicos das engenharias. Neste contexto se insere o presente trabalho, abordando experiência da aprendizagem ativa em disciplinas de cálculo, partindo do modelo híbrido, auxiliado por plataforma informatizada. Estudantes de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas foram protagonistas na aprendizagem ativa utilizando nas aulas extraclasse a plataforma MAPLE. As aulas tradicionais aconteceram e o desenvolvimento do estudo extraclasse foi pautado por simulações de questões, alterando parâmetros e observando a mudança no comportamento, além de melhor entendimento das funções e suas manipulações matemáticas. A associação com problemas efetivos de engenharia serviu de motivação ao aprendizado aprofundado da base de cálculo para o estudante do Curso. São apresentados três casos estudados no presente trabalho, sob a orientação de um professor engenheiro para o direcionamento à metodologia ativa e consolidação em encontros para definir estratégias e esclarecer entendimentos. As conclusões foram positivas, conforme pode ser visto no item correspondente do presente trabalho.

Aprendizagem Ativa, Maple, Cálculo Diferencial e Integral
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