Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3300

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELATO E EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EM UMA DISCIPLINA DE PRIMEIRO SEMESTRE NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA PUCRS;

Claudio Luis Crescente Frankenberg;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

É apresentado nesse trabalho um estado da arte sobre a transferência do modelo presencial para o modelo remoto em uma disciplina de primeiro nível do curso de Engenharia Química, a partir de uma descrição comparativa dos dois modelos em diferentes atividades. De forma geral evidencia-se a implementação e operação do Ensino Síncrono Remoto para realização de atividades de formação acadêmica em uma disciplina cujo objetivo principal é geral o sentido de pertencimento dos alunos ao curso e a Universidade. Com isto este estudo aborda a inserção da experimentação remota na prática do ensino em cursos superiores de engenharia com objetivo de compreender as complexidades pedagógicas deste tipo metodologia. O modelo remoto utilizado trabalhou com plataformas como o Moodle e o Zoom. Através disto, os acadêmicos demonstraram no final da disciplina uma boa receptibilidade e se sentiram seguros em relação ao processo em que enfrentamos neste semestre (2010/1). Em suma o processo remoto, no geral, foi visto como um recurso positivo no processo de ensino e aprendizagem para estudantes do ensino superior de engenharia química, no entanto, alguns pontos apresentaram necessidade de melhorias, como infraestrutura.

Ensino Remoto. Coronavirus. Calouros.
Voltar