3298
DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL;
VICTOR TAKASHI HAYASHI, FELIPE VALENCIA DE ALMEIDA, REGINALDO ARAKAKI, EDSON TOSHIMI MIDORIKAWA, PAULO SERGIO CUGNASCA, SERGIO ROBERTO DE MELLO CANOVAS;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[145] 06.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
Este artigo descreve os desafios e oportunidades do ensino à distância para a disciplina de laboratório de eletrônica digital. Através da aplicação de tecnologias de Internet das Coisas, as experiências e projeto dirigido foram readequadas para o novo modelo que respeita as diretrizes de distanciamento social. A solução desenvolvida torna possível a execução do fluxo completo do projeto de sistemas digitais de forma remota: desde o planejamento e simulações, até a carga do projeto em uma placa FPGA do laboratório. As interações com a placa que eram realizadas de forma presencial foram substituídas por interações em interface mobile, monitoramento através de webcam e kit HomeLab presente na residência do aluno.
Laboratório remoto. Arquitetura distribuída. Internet das coisas.
Voltar