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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTIC-TAC-ROBOT;

Erick Toshio Yamamoto, Daniel Shibata Oliveira, Harley Ferreira Silva, Nelson Hugo de Carvalho Mariano, Raphael Nakamura de Oliveira;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[166] 11.3. Iniciação Científica. Extensão 

Neste projeto desenvolveu-se um braço robótico com dois graus de liberdade, controlado por uma inteligência artificial, com o objetivo de jogar jogo da velha, a partir de capturas de imagens feitas de um tabuleiro e suas peças em tempo real. O tabuleiro foi planejado com peças físicas. Na extremidade do braço foi adaptado uma válvula de vácuo para que fosse possível pegar e movimentar as peças do tabuleiro. A estrutura física foi feita com material leve e em suas juntas foram adicionados servos motores para movimentar o braço no plano XY e a válvula para cima e para baixo que está acoplada na ponta da estrutura. Foi também desenvolvido um programa de controle contendo as equações de cinemática inversa, de escala, e rotação com o intuito de orientar o braço robótico. Para fazer as capturas de imagens e tratá-las, utilizou-se, as bibliotecas OpenCV e a Numpy, com isso é gerado uma matriz, que é enviada para a inteligência artificial para que seja executada uma jogada. Para validar a matriz do tabuleiro foi feito um algoritmo de uma "Inteligência Artificial", I.A., onde a mesma faz uma simulação virtual do jogo, analisando os espaços que ainda não contém uma peça e procurar o melhor espaço a ser preenchido para alcançar a vitória.

Inteligência artificial. Reconhecimento de Imagem. Braço robótico.
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