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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM DE SISTEMAS EMBARCADOS BASEADA EM ESP32;

Otávio Cosme Matias, Otávio Evaristo Cardoso, Lucas Frederico Jardim Meloni, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni, Gustavo Lobato Campos;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade 

O uso de plataformas como o Arduino em cursos tecnológicos mostrou-se eficaz e motivador, ao facilitar a compreensão prática de vários tópicos de eletrônica, automação, sistemas de informação e robótica. Apesar de ser excelente em aplicações simples, as placas básicas de entrada utilizam microcontroladores relativamente antigos, contendo recursos periféricos simples e a capacidade de processamento limitada. Também se torna difícil o desenvolver de aplicações modernas, ou mais elaboradas nessas placas, por exemplo, dispositivos conectados à Internet (Internet of Things, IoT) e comunicação Bluetooth®, pois são necessários acessórios extras (Shields) que podem encarecer o projeto. Neste contexto este artigo apresentará proposta de curso laboratorial com o módulo ESP32, em uma iniciativa de estender o conhecimento dos alunos sobre sistemas embarcados, aperfeiçoar projetos desenvolvidos anteriormente em Arduino e criar novos projetos em um ambiente novo, com maior capacidade de processamento e mais recursos disponíveis. Serão comentadas as metodologias para desenvolvimento dos materiais didáticos das aulas, a produção dos roteiros de laboratório e as dificuldades encontradas pelos alunos em preparar essas atividades.

: Sistemas Embarcados; Metodologias de Ensino; Aprendizagem Baseada em Problemas.
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