Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3294

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTUTORIA E MÚLTIPLAS ABORDAGENS EM OFICINA DE MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D;

Arthur Reichert Costa, Emilly Meireles Braga Cornelio, Larissa Pereira da Costa Santos, Carla Maria Chagas e Cavalcante Koike, Dianne Magalhães Viana, Fernanda Rose Silva, Filipe Aziz Batista, Marcus Jessé Alves de Oliveira, Jones Yudi Mori Alves da Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.

Oficina pedagógica, STEM, Metodologias ativas
Voltar