Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3290

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA BASEADO EM MOTIVAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXTRACLASSE EM AMBIENTE VIRTUAL;

Márcio Marangon;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O artigo apresenta uma proposta de aprendizagem pelo envolvimento dos estudantes em atividades extraclasse, na linha da aprendizagem ativa, a partir da leitura prévia de pontos importantes do conteúdo a ser ministrado em disciplinas do curso de engenharia, em ambiente virtual de avaliações parciais. Consiste em prática pedagógica sob uma perspectiva atual, em que os estudantes não devem ser meramente um "recebedor" de informações, mas devem se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento. Aos estudantes são disponibilizados formulários eletrônicos com questões cuidadosamente elaboradas e na sequência lógica do estudo, com situações para interpretação conceitual, assimilação de conhecimentos e envolvimento prático na profissão; como instrumentos de motivação e aquisição de competências na sua formação profissional. São apresentadas as estratégias pedagógicas para se alcançar os objetivos da proposta, baseadas em uma rotina de estudos dirigidos ao longo do curso, em um processo de autoavaliação e feedback. Trata-se de mecanismo interativo e dinâmico, em que os estudantes têm contato com as partes das aulas programadas, antes e depois (dois tempos) da exposição presencial correspondente, possibilitando assim interagir de uma forma ativa no processo de aprendizagem. A proposta vem sendo aplicada há alguns semestres em uma Instituição Federal de Ensino Superior, com excelentes resultados de rendimento acadêmico, e envolvimento dos estudantes como sujeitos em aprendizagem; deixando de ser audiência para ser ator coadjuvante no processo, implicando em um envolvimento mais proativo dos mesmos.

Aprendizagem ativa. Estratégia pedagógica. Sala de aula invertida.
Voltar