Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3287

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICA DE ENSINO BASEADA EM APRENDIZAGEM ATIVA: EXPLORANDO A ACESSIBILIDADE EM ALGUNS ESPAÇOS DA UNEB;

Telma Dias Silva dos Anjos, Tânia Regina Dias Silva Pereira, Claudia Dias Silva, Tatiana Dias Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Nos últimos anos percebemos significativas mudanças nas abordagens que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto podemos destacar a aprendizagem ativa, que apresenta como premissa a participação efetiva dos discentes para a realização de um trabalho interativo e colaborativo. Com base nas atuais concepções didáticas, e visando contribuir para a construção de um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado, propusemos aos discentes de Engenharia de Produção Civil a realização de uma atividade investigativa que ultrapassou as paredes da sala de aula. O objetivo principal da experiência de ensino foi desenvolver um estudo sobre acessibilidade, buscando identificar as adequações realizadas no espaço físico da Universidade para atender as normas da ABNT 9050:2015. A metodologia utilizada possibilitou explorar o campus universitário, através de visitas aos quatro departamentos, das portarias de acesso e da biblioteca do Campus I da UNEB. O plano de atividades envolveu estudo prévio do arcabouço teórico que fundamentou a pesquisa, visita local, medições, realização de entrevista, registro fotográfico, elaboração de artigo e apresentação de seminário discutindo os resultados do trabalho de campo. Os resultados apresentados pelos discentes mostraram o engajamento dos grupos na realização da experiência, bem como a maior compreensão sobre o tema abordado na atividade através da relação teoria-prática.

Aprendizagem Ativa. Acessibilidade. Engenharia. Prática de ensino. Universidade.
Voltar