3285
O PLANEJAMENTO DAS AULAS NA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO: APLICAÇÃO DO PDCA+L;
LUCAS AMBR?SIO BEZERRA DE OLIVEIRA;
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de ensino remoto, no que diz respeito ao seu processo de planejamento, em uma disciplina de engenharia da qualidade. Além disso, busca mostrar como a área da qualidade pode auxiliar na formação do perfil e das competências dos(as) futuros(as) engenheiros(as). Para tanto, foi estruturado um ciclo PDCA+L para auxiliar as atividades de ensino-aprendizagem. Um questionário de autoavaliação foi aplicado para mensurar o domínio e o perfil e competência dos(as) discentes, de acordo com os indicados pelas diretrizes curriculares de engenharia. Os resultados indicam que, com base no ciclo proposto, foi possível atender 100% das expectativas da turma, sugerindo a boa adequação do ciclo para a transição e planejamento de uma disciplina remota
Ensino remoto. Engenharia da qualidade. PCDA. PDCA+L.