Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3283

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DE LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE ENGENHARIA;

George Émerson Pereira Farias, José Caio Couto Bezerra Carneiro, Lana Rodrigues da Costa Farias;
Arquivo não encontrado

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Os cursos de Engenharia Civil apresentam em sua matriz curricular uma carga horária bastante teórica, principalmente nos primeiros semestres. Além disso, os professores fazem uso da metodologia tradicional de ensino com aulas expositivas. Contudo, os alunos reconhecem a importância dessa metodologia apesar de destacarem que a inserção de aulas práticas facilitam o aprendizado. A pesquisa desenvolvida neste trabalho utilizou a aula tradicional expositiva com exemplos práticos criados em laboratório para simular as teorias apresentadas. Ao final da aula os alunos foram convidados a responderem um questionário objetivo para avaliar a metodologia mesclando teoria com prática. Os resultados apresentados indicam o processo como positivo e estão de acordo com a bibliografia consultada.

Prática, física, educação
Voltar