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CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELO QUALITATIVO DE VIGA ISOSTÁTICA DE BAIXO CUSTO;

George Émerson Pereira Farias, José Caio Couto Bezerra Carneiro, Lana Rodrigues da Costa Farias;
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COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

o curso de engenharia possui nos primeiros anos uma carga horária direcionada para as disciplinas teóricas de cálculo. Também é no primeiro terço que o aluno inicia o contato com alguns conteúdos ligados a sua futura área de atuação. É nesse período que o aluno cursa a disciplina de mecânica geral, onde são abordados conceitos básicos para os demais programas do curso ligados as estruturas, como estudos de vigas isostáticas. Por ter um conteúdo muito abstrato os alunos manifestam dificuldades de compreender e aprender a aplicação dos cálculos que estão desenvolvendo nas vigas. Afim de facilitar o aprendizado dos alunos foi construído um modelo qualitativo de vigas isostáticas de baixo custo para apresentar nas aulas simultaneamente com o conteúdo teórico. Após a utilização do modelo qualitativo foi aplicado na turma uma avaliação a respeito da contribuição do instrumento na aprendizagem. A aprovação da utilização do modelo qualitativo para o ensino de vigas foi total.

Estruturas isostáticas. Viga Gerber. Educação engenharia
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