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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO que influencia a performance estudantil no ENADE? Investigação quantitativa dos cursos públicos de engenharia civil no Brasil;

Gabriel Villas Boas de Amorim Lima, Ana Catarina Gandra de Carvalho, Renato Martins das Neves;

COBENGE20

[45] 10. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[162] 10.2. ENADE 

Este estudo objetivou identificar quais fatores institucionais influenciam no desempenho de concluintes de engenharia civil, oriundos de instituições públicas, no seu desempenho no ENADE. Métodos inferenciais envolvendo regressão linear múltipla foram adotados para modelar a interação de 9 variáveis associadas à docência e à instituição concedente em 119 programas do todo o Brasil. Após a validação estatística do modelo, 5 variáveis associadas à qualificação docente, didática docente, tempo de funcionamento do curso, organização acadêmica e jurisdição administrativa mostraram-se correlatas à variação no desempenho estudantil no ENADE. Variáveis não validadas pelo modelo como dedicação docente, número de vagas, carga-horária curricular e regime de oferta não influenciam diretamente no desempenho estudantil no ENADE, apesar da potencial interferência no desempenho dos estudantes durante a graduação. As contribuições teóricas desta pesquisa para o campo de abordagens quantitativas do desempenho de estudantes de engenharia no ENADE são inegáveis, além de contribuir em termos práticos para o desenvolvimento de políticas educacionais de avaliação de cursos de educação superior em engenharia pelo Brasil.

Educação em Engenharia Civil. Regressão Linear. ENADE.
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