Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3270

EFEITO DA IMPLEMENTAÇÃO DE FEEDBACKS SEMANAIS SOBRE RELATÓRIOS DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL;

Alexandre Conrado Maia Vidal, Tallys Gonçalves Pereira, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

As disciplinas de materiais de construção civil, do terceiro e do quarto semestres do curso de engenharia civil, são as primeiras oportunidades de contato específico dos estudantes com temas que farão parte da sua vivência profissional. Por meio de aulas práticas em laboratório, os alunos aprendem acerca do funcionamento dos ensaios de caracterização de materiais e de seu controle tecnológico, elaborando relatórios técnicos para cada aula. Em decorrência de erros recorrentes dos alunos nos textos, foi implantada uma rotina de feedbacks semanais sobre os relatórios, assim como um modelo padronizado de relatório simplificado de aula prática. O objetivo deste artigo é avaliar os benefícios dessas duas ações, executadas pela equipe de monitoria da disciplina. Para avaliar a eficácia das medidas tomadas, utilizou-se uma análise estatística para comparar as notas anteriores e posteriores às mudanças. Foi observado aumento de nota média em todos os quartis analisados. Observou-se um aumento maior no desempenho dos estudantes que possuíam notas menores (especialmente o 4º quartil) anteriormente à aplicação do feedback, sendo essa evolução de aproximadamente 18% na nota média dos relatórios. A estratégia equilibrou o desempenho dos alunos, que antes da implantação possuíam notas mais dispersas, com coeficiente de variação de 11,8%, reduzindo para 5,4% ao final do semestre. Por fim, foi constatado que 82% da turma teve seu desempenho melhorado após a implantação do sistema de feedbacks, confirmando a eficácia do método para a situação aqui analisada.

Engenharia Civil. Feedback semanal. Relatórios técnicos. Padronização.
Voltar