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CLIMATOLOGIA NA PRÁTICA: ATIVIDADES PARA UM ENSINO MAIS ATRATIVO E ABRANGENTE NA ENGENHARIA AMBIENTAL;

Lívia Cristina Pinto Dias, Gabriel de Oliveira Meneses;
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COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O objetivo deste estudo é apresentar o novo formato da disciplina de climatologia no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), bem como as atividades que se pretende realizar a partir do próximo oferecimento da disciplina. Para construir essa proposta, buscou-se identificar quais competências a disciplina de climatologia tem potencialidade de mobilizar com base na Resolução CNE/CES nº. 2 de 2019, no Projeto de Desenvolvimento Institucional 2016-2025 da UFOP e no novo Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da UFOP. Em seguida, foi feito um levantamento dos conteúdos programáticos das disciplinas de climatologia em cursos de Engenharia Ambiental de várias IES brasileiras, bem como da carga horária e a metodologia de ensino-aprendizagem. Foi identificado que a maioria das disciplinas de climatologia analisadas possuem carga horária de 60 horas e que os conteúdos mais frequentemente mencionados são a termodinâmica da atmosfera terrestre e circulação atmosférica. Com base nesses resultados, foi construído o novo conteúdo programático para a disciplina de climatologia e buscou-se exemplos de atividades que podem ser utilizadas na disciplina de climatologia. Duas atividades foram destacadas: a manipulação de dados de estação meteorológica para gerar informações de interesse ambiental e a utilização de um aplicativo de realidade aumentada para promover discussões sobre o sistema climático e os efeitos das atividades humanas no clima. Esse trabalho pode inspirar docentes no processo de reestruturação da disciplina de climatologia ao indicar atividades didáticas que possibilitam aos alunos uma experiência de aprendizagem ativa no ensino superior.

Climatologia. Engenharia Ambiental. Metodologias Ativas.
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