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APRENDIZAGEM ATIVA COMO PRINCIPAL ESTRATÉGIA PARA ATENDIMENTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM ENGENHARIA;

ELIO MOLISANI FERREIRA SANTOS, Lucas Ribeiro Mata, Fillipe Rocha Esteves, ROSELI DE DEUS LOPES;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O ensino de engenharia no Brasil enfrenta grandes desafios diante da transformação digital da economia global e da chamada "universalização do conhecimento". As diretrizes curriculares têm sido aprimoradas para que possibilitem a formação de profissionais cada vez mais capazes de promover o desenvolvimento de tecnologias, inovação e produzir conhecimento, tarefas intimamente ligadas à profissão do engenheiro. Neste contexto, ampla discussão tem sido realizada acerca dos métodos de aprendizagem ativa, os quais visam trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, motivando-o a buscar por si próprio o conhecimento. Para que isto ocorra, são necessárias ações institucionais nas universidades e mudança na compreensão dos papéis do professor e do aluno, para que sejam capazes de potencializar uma aprendizagem mais estruturadora. Este trabalho apresenta uma revisão acerca da aprendizagem ativa em cursos de engenharia à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Também se discute a eficácia destas estratégias frente aos desafios atuais da educação em engenharia e suas vantagens e desvantagens em comparação ao método de ensino tradicional. Por fim, dois casos práticos de aplicação da aprendizagem ativa em cursos de engenharia são analisados e discutidos.

Aprendizagem Ativa. Ensino de Engenharia. Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia. Pirâmide da Aprendizagem.
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