326
ATIVIDADES DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APLICADAS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOINVILLE, SC;
KATIA MONICA VERDIM EGGERT, S?RGIO MURILO DE SOUZA FILHO, ELIS?NGELA DAGOSTINI BEUX, GIAN RICARDO BERKENBROCK;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Dentro do currículo da Educação Básica, o ensino da Tecnologia perpassa transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho, visa demonstrar a aplicação de duas atividades sobre computação desplugada em duas escolas municipais diferentes na cidade de Joinville, Santa Catarina. A metodologia baseou-se na técnica de computação desplugada. Os resultados obtidos a partir das aplicações didáticas, apontam um indício para um efetivo entendimento por parte dos alunos de como os computadores funcionam, ao mesmo tempo que trabalha o raciocínio computacional. Dessa forma a necessidade de mais ações didáticas como estas nos anos iniciais nas escolas de Educação Básica pode ajudar no desenvolvimento lógico dos alunos participantes.
Tecnologias de informação e comunicação; Computação desplugada; Educação básica; Aplicação didática.
Voltar