Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


326

ATIVIDADES DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APLICADAS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOINVILLE, SC;

Katia Monica Verdim Eggert, Sérgio Murilo de Souza Filho, Elisângela Dagostini Beux, Gian Ricardo Berkenbrock;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Dentro do currículo da Educação Básica, o ensino da Tecnologia perpassa transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho, visa demonstrar a aplicação de duas atividades sobre computação desplugada em duas escolas municipais diferentes na cidade de Joinville, Santa Catarina. A metodologia baseou-se na técnica de computação desplugada. Os resultados obtidos a partir das aplicações didáticas, apontam um indício para um efetivo entendimento por parte dos alunos de como os computadores funcionam, ao mesmo tempo que trabalha o raciocínio computacional. Dessa forma a necessidade de mais ações didáticas como estas nos anos iniciais nas escolas de Educação Básica pode ajudar no desenvolvimento lógico dos alunos participantes.

Tecnologias de informação e comunicação; Computação desplugada; Educação básica; Aplicação didática.
Voltar