3259
DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) EM CURSOS DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS;
MYCHELLE FABIANE CARVALHO BUENO SATO, MARIA CAROLINA GOMES DE OLIVEIRA BRANDSTETTER;
Arquivo não encontrado
COBENGE20
[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã
[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos
A demanda do mercado por profissionais capacitados em produzir modelos de informação da construção, extrair dados de modelos, detectar interferências entre projetos, gerenciar edifícios após uso e outras operações do Building Information Modeling (BIM) tem sido um estímulo ao aprimoramento do processo ensino-aprendizado quanto a esta nova filosofia de projetar e construir. Entretanto, ainda é um desafio a inserção do BIM em cursos de tecnologia, e deve-se a isso a relevância desta pesquisa. Esse estudo busca apresentar a percepção dos alunos quanto à introdução do BIM em um curso de tecnologia da construção, buscando identificar as dificuldades no aprendizado do BIM e sugerir melhorias na metodologia de ensino do BIM. Por meio de um estudo de caso, foi feito um levantamento com alunos que experienciaram uma disciplina com o BIM. Os resultados foram analisados segundo o conhecimento obtido com a revisão da literatura. Baseadas nas respostas dos alunos, foram feitas propostas para melhoria do processo ensino/aprendizagem sobre BIM no curso. Os resultados apresentados podem estimular o meio acadêmico nesta discussão de modo a ampliar as possibilidades de atuação profissional no contexto da Indústria 4.0 e como estratégia fundamental para o desenvolvimento tecnológico deste setor no país.
BIM. Ensino. Construção de edifícios