Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3257

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROGRAMA PARA INCENTIVO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG: 9 ANOS DE EXPERIÊNCIAS.;

lais aparecida da silva, michele da rosa andrade zimmermann de souza, ANA PRISCILA CENTENO DA ROSA, Susan Hartwig Duarte, ELISANGELA MARTHA RADMANN, Beatriz Precipito Peres, Alexia Silva da Rosa, Amanda Wermelinger Borges, Karoline Pereira Rodrigues;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[151] 08.1. Perfil do ingressante 

Em muitos cursos de engenharia cerca de metade dos ingressantes evade ou são retidos ainda nas séries iniciais do curso. Diversos estudantes que ingressam no curso de Engenharia Bioquímica têm como primeira opção no SISU (Sistema de seleção unificada), Medicina, Farmácia, Biomedicina entre outros cursos relacionados à área da saúde. Esses estudantes necessitam de esclarecimento sobre o curso no qual ingressaram e suas atribuições profissionais. O projeto PAIEB apresentado nesse trabalho busca acolher, informar e motivar esses estudantes, através de oficinas e interação com estudantes do final do curso ou profissionais já formados na área. O projeto tem recebido avaliação positiva dos participantes ao longo dos anos. As ações realizadas incentivam o estudo, a persistência e a organização do tempo, contribuindo no combate à evasão e retenção de discentes nas séries iniciais do curso de Engenharia Bioquímica e para uma formação qualificada. Este trabalho teve por objetivo apresentar o projeto e discutir alguns de seus principais resultados. São abordadas as adaptações em época de mandemia da COVID-19, a importância do trabaho nesse período e novas possibilidades abertas na modalidade remota de atividades. Por fim, o projeto é contextualizado em meio às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia.

Evasão; Motivação de ingressantes, Retenção.
Voltar