Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3252

As Mulheres na Engenharia e o Ensino Medio;

Vilma Maria Suderio, Gabrielle de Sousa Brito, Cácia da Silva Pereira;

COBENGE20

[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[173] 13.2 Formas de despertar vocações 

Neste trabalho serão apresentadas as atividades desenvolvidas no projeto As Mulheres na Engenharia e o Ensino Médio, desenvolvido na Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Hortêncio de Sousa Ribeiro - PREMEN, Campina Grande - PB. O projeto teve como motivação principal inserir as alunas do ensino médio da escola parceira nos cursos de Engenharia oferecidos pelo Centro de Ciências e Tecnologia, CCT-UFCG. O projeto apoiado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, contou com um grupo de seis alunas dos cursos de Engenharia da UFCG, que tinham como intuito, através das ações do projeto, despertar o interesse das estudantes pelos cursos de Engenharia. Dentre as atividades realizadas podem ser citadas: as oficinas de experimentação tecnológica realizadas nos laboratórios dos cursos de Engenharia; as palestras motivacionais realizadas por Engenheiras formadas advindas da escola pública e pelas alunas envolvidas no projeto; diagnóstico da percepção das meninas sobre as engenharias e visitas técnicas as indústrias. Os resultados obtidos evidenciaram o entusiasmo das meninas durante as palestras de sensibilização e apresentação do projeto. Foram observados vários impactos positivos ao longo do projeto, entre eles, a motivação das alunas correlacionando os assuntos abordados nas oficinas de experimentação tecnológica e interligando-os com a Engenharia e o Ensino Médio. De uma maneira geral o projeto permitiu que as estudantes obtivessem conhecimento a respeito das diferentes áreas da Engenharia, estimulando e despertando o interesse na profissão de Engenharia em suas diversas modalidades.

Mulheres. Engenharia. Ensino Médio
Voltar