Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3244

Desenvolvimento de jogos didáticos como ferramenta de ensino na disciplina de Geologia Aplicada a Engenharia;

Mariana Alher Fernandes;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

A utilização de jogos didáticos para a prática de ensino-aprendizagem busca contribuir na evolução do conhecimento e no raciocínio do aluno. Dessa maneira, os jogos didáticos funcionam como poderosas ferramentas de ensino e de contextualização para um dado conteúdo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho visa relatar o desenvolvimento de jogos didáticos por alunos do 2º Semestre de 2019 que cursaram a disciplina de Geologia Aplicada a Engenharia do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Apucarana. Os alunos foram divididos em grupos de 4 a 5 integrantes, cada grupo tendo um tema diferente de trabalho. A proposta dos temas dos jogos didáticos estava baseada na ementa da disciplina sendo desenvolvidos no modelo de jogos de tabuleiro ou jogos de cartas. Todos os jogos foram expostos ao público no final do semestre num evento denominado como I Mostra de Geologia Aplicada a Engenharia. Os alunos se mostraram animados e estimulados com os jogos apesar da timidez de muitos deles durante a exposição dos trabalhos. Devido a sistemática simples de alguns desses jogos, é possível que pessoas leigas possam utilizá-los, não necessitando de um conhecimento prévio na área de Geologia. Pode-se dizer que foi uma experiência positiva não apenas aos alunos, mas também para a docente da disciplina.

Ensino. Aprendizagem ativa. Jogo didático. Engenharia civil.
Voltar