Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3243

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMODELAGEM E ANÁLISE ESTRUTURAL DE TRELIÇAS WARREN: A INTERDISCIPLINARIDADE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS NUMÉRICO-COMPUTACIONAIS NA ENGENHARIA CIVIL;

Luiz Fernando Alves Macedo, Rodrigo Rabello Matias, Alex Alves Bandeira;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

No cotidiano dos cursos de Engenharia Civil, não é raro que as disciplinas responsáveis pela construção de um entendimento dos alunos a respeito da Engenharia de Estruturas acabem por falhar na formação de uma compreensão plena dos comportamentos estruturais e da análise numérico-computacional de estruturas e suas formulações físico-matemáticas. Tais conceitos, por conta disso, embora comumente em contato com o profissional de engenharia, podem sofrer de uma noção não muito beneficiada por parte do mesmo. Com o foco em quebrar esse paradigma, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise, tanto do ponto de vista analítico conforme os conhecimentos da Resistência dos Materiais, quanto do ponto de vista numérico-computacional, de quatro treliças Warren, de 1 a 4 quadros. Todos os elementos dessas treliças são constituídos de aço (ASTM A36) e contam com seção transversal retangular de 10x10 mm2. Para a realização das análises numéricas, os autores desenvolveram um código em linguagem C capaz de desempenhar tal função, o FRWTruss, além de utilizar os softwares comerciais ANSYS e FTOOL para estabelecer uma comparação. Por fim, é apresentada uma tabela comparativa dos resultados obtidos e conclui-se elucidando através de uma discussão sucinta a relevância do entendimento dos conceitos abordados no decorrer deste artigo tanto no âmbito profissional quanto no âmbito acadêmico.

Análise Matricial de Estruturas. Linguagem de Programação C. Estruturas Reticuladas. Interdisciplinaridade no Ensino da Engenharia.
Voltar