3240
JIGSAW E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PEDOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL;
VIVIAN SILVEIRA DOS SANTOS BARDINI, RUBENS NISIE TANGO, ADRIANO BRESSANE;
O artigo apresenta a experiência de práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas, com o objetivo de conseguir a atenção dos estudantes que já nasceram no mundo digital, o que é um grande desafio para os professores Assim, a experiência buscou mudar o paradigma das práticas tradicionais, tais como a aula expositiva centralizada no professor, em que o aluno assume uma postura passiva como expectador. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Pedologia, oferecida no 6º. (sexto) semestre do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP. Como metodologias ativas, para o ensino do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, foram utilizados dois recursos pedagógicos, o mapa temático e o método do quebra-cabeça. Para verificar o desempenho da experiência na consolidação dos conceitos, os alunos foram solicitados a classificar diferentes perfis de solo
metodologias ativas, pedologia, ensino, educação em geociência