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Artigo


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CUI BONO? - CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COM COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR SEM ÁGUA POTÁVEL;

Bianca Dias Moreira, Pablo Rodrigo Fica Piras;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[164] 11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento) 

A partir do Plano Nacional de Educação, os cursos de Engenharia estão incumbidos de dedicar, até 2024, pelo menos 10% da sua carga horária em extensão universitária, cuja efetivação é um desafio não menor para as instituições. Tendo como foco da sua atuação a execução da tríade universitária ensino-pesquisa-extensão, os grupos do Programa de Educação Tutorial vêm convergindo com sua prática equilibrada, acostumados a transpor os muros institucionais e a estabelecer contatos com setores da Sociedade. O quadro aqui relatado mapeia um conjunto de comunidades de diferentes municípios do interior baiano, onde faltam, simultaneamente, água potável e eletricidade, o que torna impraticável a geração de renda mediante o processamento dos produtos da agricultura familiar. Além do apontamento destes locais, a atividade tutorial focou-se na estimativa da estrutura e esforços necessários para os pré-projetos de instalações de geração de energia fotovoltaica e de perfurações de poços, em cada uma dessas localidades, como proposta técnico-econômica para proporcionar condições à produção local. Os dados foram retirados de um cadastro realizado em 2018 pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que contêm acima de 1100 empreendimentos que tiveram sua implantação interrompida. Os autores entendem que este procedimento, que pode ser continuado e aprofundado nestas ou outras hipossuficiências, reveladas em outros cadastros, é uma oportunidade cumprir com a lei mencionada em todos os cursos de engenharia da instituição.

Poços d'água. Energia fotovoltaica. Mapeamento. Programa PET/MEC.
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