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AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE (ACCS) COMO FERRAMENTA DE PERCOLAÇÃO DA CIÊNCIA E DAS ENGENHARIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E METODOLOGIA;

Andre Luis Sousa Sena;

COBENGE20

[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[172] 13.1 Relato de experiências 

A Atividade de Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Resolução Nº 01/2013. Logo institui a possibilidade de adequar uma ação de Extensão, com suas caraterísticas de relação docente/discente e sua interação com a comunidade em uma modalidade de Componente Curricular integralizada aos cursos de Graduação e Pós Graduação da UFBA. Assim, como a referência de uma ACCS são as mesmas referências de um Atividade de Extensão, seus benefícios acadêmicos e de Inter relacionamento com a sociedade externa à academia está garantida. Na área de Engenharia e Tecnologia, os projetos de ACCS podem ser bastante explorados e receber uma contribuição valiosa no retorno dos resultados pela interação direta com a sociedade e não apenas isso. Na modelagem de uma ACCS devemos estar preocupados em garantir a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Essa interação de diferentes saberes e fazeres, podem promover a aprendizagem significativa defendida pela teoria da aprendizagem de David Ausbel. As interações e influxos inerentes de uma atividade como essa, que em suma representa uma extensão universitária estruturada como disciplina, também permitirá o envolvimento ativo dos estudantes junto à comunidade possui grandes chances de promover a autonomia de aprendizado dos estudantes, fazendo despertar a consciência da conexão de conhecimentos. Especialmente na área das ciências e engenharia, essa atividade permite a articulação e desenvolvimento de diversas competências e habilidades inerentes da capacitação técnica e profissional além das envolvidas e relacionadas como as áreas de humanidades, especialmente as relacionadas ao domínio do entendimento pedagógico, caso seja considerados vagas e participação de estudantes das áreas de humanidades e de pedagogia relacionados aos temas e ferramentas adequadas estejam envolvidas. A prática interprofissional colaborativa permite o domínio da dialógica no processo favorecendo as discussões o entendimento e a conversão desse conhecimento em métodos, textos e estruturas que alcançam níveis diferentes entendimento ou conhecimento, favorecendo o alinhamento necessário para a transmissão adequada de informações. Neste trabalho, é relatado e apresentado uma experiência de ACCS desenvolvida no ano letivo 2019.2 com código CTIA 63 - Oficina de Educação STEM - Difusão de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica. A disciplina está fundamentada na área de divulgação da Ciência, Tecnologia Engenharia e Matemática, criada com bases no Projeto de extensão registrado na UFBA como UFBA-STEM. A ACCS foi realizada em colaboração com o Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, utilizando algumas das suas salas de aula e os laboratórios da Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Camaçari.

ACCS, Subsunçores, Metodologias Ativas, Habilidades, Competências
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