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A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE ENGENHARIA DA PUC MINAS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES;

Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva;

COBENGE20

[38] 03. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[131] 03.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências 

Este artigo é originário de uma pesquisa financiada pelo programa FIP PUC Minas cujo principal objetivo foi compreender a prática docente na sala de aula dos cursos de engenharia da PUC Minas para transformá-la, se necessário. O instrumento utilizado para a coleta de dados que serviu de base para as discussões neste texto foi o questionário impresso respondido pelos alunos em sala de aula e o questionário online respondido pelos professores. Todos os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Energia e Engenharia Metalúrgica, matriculados no 8º, 9º e 10º períodos e, todos os professores dos mesmos cursos, foram convidados a participar da pesquisa. Concordaram em participar nesta etapa da pesquisa um total de cem pessoas - setenta e dois alunos e vinte e oito professores. Tanto para os professores quanto para os alunos, os principais pontos positivos na prática pedagógica dos professores dos referentes cursos foram: metodologias e técnicas adotadas, conhecimento dos professores e relação professor-aluno. Os alunos também apontaram que os principais pontos a serem melhorados são as metodologias e as técnicas adotadas e, ainda a relação professor-aluno. Os professores consideraram como aspectos a serem melhorados, as metodologias e as técnicas adotadas bem como as estratégias de avaliação. Esta investigação evidencia a importância das metodologias e técnicas adotadas para a prática pedagógica e, ao mesmo tempo destaca, a necessidade da transformação desta para que se possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento das habilidades e competências dos futuros engenheiros.

Ensino de engenharia. Práticas pedagógicas. Desenvolvimento de competências.
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