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EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA;
CLARISSA NOTARIANO BIOTTO, SHEYLA MARA BAPTISTA SERRA;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia
A pandemia de COVID-19 trouxe diversos desafios para o ensino nas instituições de ensino superior em todo o mundo. Neste cenário de grandes incertezas quanto à segurança sanitária de alunos e professores, o ensino remoto emergencial tem sido uma opção adotada por diversos cursos para continuar as atividades educacionais e minimizar os impactos do distanciamento social. Assim, este artigo visa relatar a experiência de duas docentes de pós-graduação em engenharia civil de uma instituição pública de ensino superior. Por meio de um estudo de caso exploratório, as docentes planejaram a adaptação das disciplinas do modo presencial para remoto e síncrono utilizando programas de comunicação remota e de interação com participantes. Após um trimestre com dez aulas virtuais, os alunos foram convidados a responder um questionário de avaliação das disciplinas. Os resultados mostram que as ferramentas cumpriram um papel importante em conectar os docentes e alunos, entretanto, elas não conseguiram superar o impacto psicológico que a pandemia teve sobre a saúde mental dos alunos e motivá-los ao estudo num ambiente de distanciamento social.
Ensino remoto emergencial. Pós-graduação. Pandemia COVID-19.