Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3224

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTORNEIO DE ROBÓTICA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL;

Danilo Magone Duarte Martins, Nivia Angelica Chaves Viana Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Em face à dificuldade encontrada pelas universidades e instituições de ensino em acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e sociais vivenciadas atualmente, metodologias ativas de ensino têm sido desenvolvidas como uma tentativa de aproximar o curso de engenharia do mercado de trabalho. Entre essas metodologias está a aprendizagem baseada em problemas (PBL), onde podem ser desenvolvidas habilidades técnicas, de pesquisa e de trabalho em grupo. As competições acadêmicas podem servir como um método de aplicação do PBL, incentivando os alunos, através da competitividade, a buscar soluções, técnicas e de conflitos, em prol de um desempenho melhor. Dessa forma, os alunos do Programa de Educação Tutorial do CEFET-MG, campus de Araxá, realizaram a quinta edição do Torneio de Robótica do CEFET-MG (TORC), uma competição de robôs autônomos na modalidade de seguidores de trilha. O objetivo desse trabalho foi verificar se o TORC serviu como um método eficiente de aplicação do PBL e quais foram os benefícios gerados para os alunos de graduação participantes. Para isso, aplicou-se um formulário sobre a experiência dos competidores durante o evento. Os resultados mostraram que, no geral, os alunos de graduação participantes se sentiram motivados a encontrar a solução dos desafios enfrentados e todos os alunos concordaram que utilizaram conceitos teóricos vistos durante seu curso na construção do robô, sendo este um resultado significativo.

PBL, Aprendizagem baseada em problemas, Torneio de Robótica, Robótica Educacional
Voltar