Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3223

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO IMPACTO DO CURSO DE NIVELAMENTO NO DESEMPENHO EM CÁLCULO 1 DE RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS;

Alícia Caroline de Lima SiIva, Diana Maria Pereira Caires, Mariana Karla Guedes da Silva Loz, Gabriel de Carvalho Freitas, Roberto Barbosa dos Santos;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[152] 08.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social 

Ao passar dos anos, têm sido observados elevados índices de evasão e retenção de estudantes no curso de Engenharia Civil do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. Nesse contexto, uma das maiores taxas de reprovação de discentes é referente à disciplina de Cálculo 1, apresentada aos alunos no primeiro período do curso e considerada uma das mais complexas do ciclo básico. Diante disso, o Curso de Nivelamento das Engenharias foi concebido e é realizado anualmente desde 1990 com o intuito de auxiliar a adaptação dos recém-ingressos ao ambiente universitário, visando colaborar na redução dos índices mencionados. Posto isso, o propósito deste estudo é investigar a repercussão dessa proposta, por meio da análise dos dados de desempenho de turmas de estudantes recém-ingressos na disciplina de Cálculo 1 do curso em questão, referentes às turmas dos anos de 2011 a 2018. Foi empregado um teste de hipótese a fim de investigar a relação entre a participação no Curso de Nivelamento e a nota final obtida na disciplina de Cálculo 1. Os resultados das análises performadas sugerem uma tendência de os participantes da atividade apresentarem desempenho superior aos não participantes em relação a parâmetros como índices de evasão e retenção e nota final na disciplina.

Curso de Nivelamento. Engenharia Civil. Cálculo. Teste de hipótese.
Voltar