3220
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COMO MOTIVAÇÃO PARA INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR;
MYLLENA GARCIA DA SILVA, NAJI RAJAI NASRI AMA, MAURO CONTI PEREIRA;
COBENGE20
[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
[172] 13.1 Relato de experiências
Este artigo apresenta a importância do incentivo à ciência e tecnologia para os estudantes do ensino médio de escolas públicas. Para isso, desenvolveu-se, durante um período de seis meses, um robô jogador de futebol da categoria IEEE-VSSS (Very Small Size Soccer) conforme suas regras oficiais, junto aos alunos participantes do PIBIC Junior (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Junior) vinculados à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O objetivo é promover o interesse dos estudantes do ensino médio em relação a programação, conceitos básicos de física e eletrônica e princípios de robótica como meio de motivação na inserção do ensino superior.
Educação. Robótica. Tecnologia. Ensino Médio.