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Artigo


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A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS DO NI MULTISIM LIVE E PSIM PARA A INTRODUÇÃO DE SIMULAÇÕES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA;

Jaianny dos Santos Cabral, Flávio Fernando França Farias, Hemilly Sara Plácido de Lima, Romana Emanuelle da Silva Galdino, Kleber Paulo da Silva, Mário Jorge Guimarães Rocha Neto;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

A crescente demanda exigida pelo mercado de trabalho na área da eletrônica de potência leva instituições de ensino a investirem em laboratórios de ponta, que possuem preços bem salgados no mercado. Enveredar esta disciplina pelos caminhos laboratoriais vem sendo uma metodologia utilizada para o ensino e o aprendizado daquela componente curricular, buscando corroborar o binômio teórico-prático. Sendo assim, o presente artigo trata da estratégia pedagógica de levar o ensino da eletrônica de potência a patamares experimentais, baseando-se em softwares de simulação, como PSIM e NI Multisim, que simulam um ambiente laboratorial, proporcionando aos seus usuários simular possíveis situações. As vantagens de simuladores se sobressaem quando enumeradas e comparadas as desvantagens dos mesmos, dentre elas, prevenir eventuais erros que viriam a ocorrer durante as práticas. Dessa forma, os discentes podem analisar o hiato teórico-prático, e conquistar, aos poucos, uma independência e responsabilidade ao modo que as práticas vão sendo realizadas.

Eletrônica de potência. Teórico-prático. Softwares. Simulação.
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