3219
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS DO NI MULTISIM LIVE E PSIM PARA A INTRODUÇÃO DE SIMULAÇÕES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA;
JAIANNY DOS SANTOS CABRAL, FL?VIO FERNANDO FRAN?A FARIAS, HEMILLY SARA PL?CIDO DE LIMA, ROMANA EMANUELLE DA SILVA GALDINO, KLEBER PAULO DA SILVA, M?RIO JORGE GUIMAR?ES ROCHA NETO;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
A crescente demanda exigida pelo mercado de trabalho na área da eletrônica de
potência leva instituições de ensino a investirem em laboratórios de ponta, que possuem preços
bem salgados no mercado. Enveredar esta disciplina pelos caminhos laboratoriais vem sendo
uma metodologia utilizada para o ensino e o aprendizado daquela componente curricular,
buscando corroborar o binômio teórico-prático. Sendo assim, o presente artigo trata da
estratégia pedagógica de levar o ensino da eletrônica de potência a patamares experimentais,
baseando-se em softwares de simulação, como PSIM e NI Multisim, que simulam um ambiente
laboratorial, proporcionando aos seus usuários simular possíveis situações. As vantagens de
simuladores se sobressaem quando enumeradas e comparadas as desvantagens dos mesmos,
dentre elas, prevenir eventuais erros que viriam a ocorrer durante as práticas. Dessa forma,
os discentes podem analisar o hiato teórico-prático, e conquistar, aos poucos, uma
independência e responsabilidade ao modo que as práticas vão sendo realizadas.
Eletrônica de potência. Teórico-prático. Softwares. Simulação.