Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3219

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS DO NI MULTISIM LIVE E PSIM PARA A INTRODUÇÃO DE SIMULAÇÕES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA;

JAIANNY DOS SANTOS CABRAL, FL?VIO FERNANDO FRAN?A FARIAS, HEMILLY SARA PL?CIDO DE LIMA, ROMANA EMANUELLE DA SILVA GALDINO, KLEBER PAULO DA SILVA, M?RIO JORGE GUIMAR?ES ROCHA NETO;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

A crescente demanda exigida pelo mercado de trabalho na área da eletrônica de potência leva instituições de ensino a investirem em laboratórios de ponta, que possuem preços bem salgados no mercado. Enveredar esta disciplina pelos caminhos laboratoriais vem sendo uma metodologia utilizada para o ensino e o aprendizado daquela componente curricular, buscando corroborar o binômio teórico-prático. Sendo assim, o presente artigo trata da estratégia pedagógica de levar o ensino da eletrônica de potência a patamares experimentais, baseando-se em softwares de simulação, como PSIM e NI Multisim, que simulam um ambiente laboratorial, proporcionando aos seus usuários simular possíveis situações. As vantagens de simuladores se sobressaem quando enumeradas e comparadas as desvantagens dos mesmos, dentre elas, prevenir eventuais erros que viriam a ocorrer durante as práticas. Dessa forma, os discentes podem analisar o hiato teórico-prático, e conquistar, aos poucos, uma independência e responsabilidade ao modo que as práticas vão sendo realizadas.

Eletrônica de potência. Teórico-prático. Softwares. Simulação.
Voltar