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Artigo


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FORMAÇÃO EM ENGENHARIA PARA A INDÚSTRIA 4.0: APRENDENDO A PROTEGER E PROSPECTAR INFORMAÇÕES DE REGISTROS DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR;

Vinicius de Castro Cruz Alarcão, Cristina Gomes de Souza;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O advento da Indústria 4.0 traz grandes desafios para a formação em Engenharia, demandando novos conhecimentos, habilidades e competências. No escopo da Indústria 4.0, os programas de computador se tornam essenciais com diversas aplicabilidades em todos os setores da economia. Conforme apontado pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, é preciso que os egressos estejam aptos a "pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias", sendo capazes de "utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise". Dentro desse contexto, o objetivo do trabalho é mostrar como os alunos podem proteger e prospectar informações tecnológicas a partir do registro de programas de computador. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados na base do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, esse estudo apresenta os principais aspectos legais e procedimentos para a proteção de programas de computador, bem como, as informações que podem ser obtidas a partir de um registro de computador. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a inserção de práticas de monitoramento e prospecção nos currículos de engenharia de modo a estimular a identificação de tendências e potenciais tecnologias a serem desenvolvidas.

Prospecção tecnológica. Programas de computador. Ensino de engenharia
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