3215
OFICINA DE APOIO AOS ESTUDOS (OFAPE): PROCEDIMENTOS DE AUTORREGULAÇAO PARA O ENGENHEIRO DO AMANHÃ;
MIGUEL ANGEL CHINCARO BERNUY, ROS?NGELA BORGES PIMENTA, LUCIANA CARNEIRO HERNANDES, LUCAS ROSALIN CHAVES DE SOUSA, JHONATAN FELIPE PEREIRA, PEDRO PAULO NOGUEROL ODORIZZI;
Considerando que o engenheiro do amanhã necessita construir competências que lhe permitam um contínuo desenvolvimento técnico-científico e humanístico, para solucionar situações de complexidade intrínseca à sociedade digital, é relevante que sejam organizadas estratégias de formação destes engenheiros com esta finalidade. Se por um lado, as reorganizações curriculares trabalham para organizar o contexto desse desenvolvimento, são necessárias ações de microplanejamento no contexto das rotinas do dia a dia desses estudantes. Por outro lado, o desempenho dos estudantes precisa ser observado da mesma forma, para promover a excelência e a autonomia dos egressos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um conjunto de procedimentos na forma de oficinas, que foram aplicados por estudantes para estudantes e analisados para o desenvolvimento da autorregulação, tendo como princípio o desenvolvimento da capacidade de organizar os estudos. Entre as análises obtidas tem-se a percepção crescente da obtenção da capacidade de planejamento para os estudos após a realização das oficinas, tanto nos estudantes que ofertaram quanto para os que participaram.
Autorregulação. Planejamento de Estudos. Aprendizagem.