Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3215

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOFICINA DE APOIO AOS ESTUDOS (OFAPE): PROCEDIMENTOS DE AUTORREGULAÇAO PARA O ENGENHEIRO DO AMANHÃ;

Miguel Angel Chincaro Bernuy, Rosângela Borges Pimenta, Luciana Carneiro Hernandes, Lucas Rosalin Chaves de Sousa, Jhonatan Felipe Pereira, Pedro Paulo Noguerol Odorizzi;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Considerando que o engenheiro do amanhã necessita construir competências que lhe permitam um contínuo desenvolvimento técnico-científico e humanístico, para solucionar situações de complexidade intrínseca à sociedade digital, é relevante que sejam organizadas estratégias de formação destes engenheiros com esta finalidade. Se por um lado, as reorganizações curriculares trabalham para organizar o contexto desse desenvolvimento, são necessárias ações de microplanejamento no contexto das rotinas do dia a dia desses estudantes. Por outro lado, o desempenho dos estudantes precisa ser observado da mesma forma, para promover a excelência e a autonomia dos egressos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um conjunto de procedimentos na forma de oficinas, que foram aplicados por estudantes para estudantes e analisados para o desenvolvimento da autorregulação, tendo como princípio o desenvolvimento da capacidade de organizar os estudos. Entre as análises obtidas tem-se a percepção crescente da obtenção da capacidade de planejamento para os estudos após a realização das oficinas, tanto nos estudantes que ofertaram quanto para os que participaram.

Autorregulação. Planejamento de Estudos. Aprendizagem.
Voltar