Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3211

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ANÁLISE ESTRUTURAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA NA ENGENHARIA: UM ESTUDO SOBRE CARGAS DE VENTO GERADAS PELA SIMULAÇÃO AUTOMÁTICA;

Joice Alves da Costa, Ingrid Rebouças de Moura, Italo Bruno Fonseca de Souza, Wendell Rossine Medeiros de Souza;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Novos desafios de ensino surgem no cenário atual e principalmente na educação em engenharia, em disciplinas da área estrutural, que se desenvolvem em um contexto mais prático. Para atender todos os conteúdos da grade curricular da área de estruturas novas estratégias de ensino são implementadas, como a busca por softwares de fácil manipulação que possibilitem o aprendizado através da simulação do comportamento estrutural das edificações. Desta forma, este artigo apresenta uma proposta de utilização do programa Autodesk Robot Structural Analysis Professional 2020 como ferramenta de suporte no ensino remoto da NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações, norma empregada em projetos estruturais. A metodologia adotada consiste em um estudo comparativo dos resultados das cargas de vento geradas pelo Robot e um exemplo analítico segundo a NBR 6123. Os resultados obtidos demonstram a facilidade de uso do programa e como a abordagem pode superar os métodos tradicionais de ensino na disciplina.

Análise estrutural. Metodologia de ensino. Autodesk Robot.
Voltar