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Artigo


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INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS SOBRE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA EM DIFERENTES BASES DE DADOS;

Mariana Salgado Lopes, Humberto Dias de Almeida Filho, Daniel Rodrigo Leiva;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

Buscando atender à necessidade do mercado por profissionais competentes, não só na área técnica, mas também com habilidades de liderança, empreendedorismo e inovação, surgem esforços ao redor do mundo para modernizar os cursos de engenharia, dando origem ao campo de pesquisa em Educação em Engenharia. Uma das formas de avaliar o impacto da pesquisa cientifica e analisar seus resultados é através do uso de indicadores de ciência e tecnologia. Este trabalho se propôs a elaborar indicadores bibliométricos sobre educação em engenharia a partir das pesquisas disponibilizadas na Web of Science e Scopus nos últimos 20 anos (2000 a 2019). Foram analisados: número de publicações por ano; países, instituições e autores mais relevantes; tendências de pesquisa na área e artigo com maior número de citações. Após a análise dos dados foi possível constatar a hegemonia dos EUA nas pesquisas em educação em engenharia através do número de publicações, principais instituições e autores. O Brasil, no entanto, não se destacou na área, sendo responsável por apenas uma pequena parcela das publicações analisadas, embora políticas públicas implantadas recentemente venham tentando gerar melhorias no panorama atual. Além disso, foram identificadas tendências de pesquisas em metodologias ativas de aprendizagem e uso de ferramentas computacionais de ensino, sendo necessários estudos futuros mais aprofundados para estabelecer o estado da arte destes temas, as redes de colaboração entre países, instituições e autores e uma projeção de crescimento da área.

Educação em engenharia. Indicadores bibliométricos. Bases de dados. Bibliometria.
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