Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3201

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO PEERWISE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS DISCIPLINAS DE SOLOS DA ENGENHARIA CIVIL;

Mariana Vela Silveira, Vitória Jéssica Sousa Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

O PeerWise é uma ferramenta on-line que permite aos alunos criar, explicar e enviar suas próprias perguntas de múltipla escolha e compartilhá-las com seus colegas de classe formando um banco de questões. O objetivo deste estudo é avaliar o envolvimento dos alunos das disciplinas Fundações e Mecânica dos solos do curso de engenharia civil com a ferramenta PeerWise. A implementação do PeerWise nas disciplinas se deu de forma optativa e pré-estabelecida no primeiro dia de aula em ambas as disciplina. Para tanto, foi requerido aos alunos que realizassem um número mínimo de atividades no PeerWise semanalmente ao longo do semestre e que ao término das disciplinas respondessem um questionário online acerca da sua experiência pessoal com a ferramenta. Ao final do semestre verificou-se que a ferramenta cumpriu com o propósito de ser uma alternativa para os alunos exercitarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula sendo utilizada com maior frequência nas vésperas das avaliações parciais.

Questões de múltipla escolha. Aprendizagem colaborativa. Banco de questões. Revisão da matéria.
Voltar